Pretensa documentação da vida pop. Sabe o que é vida pop??

6.11.07

DEZ MOTIVOS PARA...visitar a 7ª Bienal de Arquitetura

(C) Gisele Kato - Revista Veja São Paulo

" 1. A mostra reúne 1.237 projetos de 818 profissionais. Em vez de se aterem às idéias mirabolantes nas pranchetas (como de costume), alguns apresentam sugestões viáveis para melhorar a infra-estrutura e a qualidade de vida em São Paulo e em outras metrópoles no mundo.

2. O paulistano Roberto Loeb propõe a recuperação do Edifício São Vito, no centro. A idéia é integrar o prédio, que hoje mais parece um favelão vertical, ao Parque Dom Pedro II e transformar as quitinetes de 25 metros quadrados em apartamentos maiores.

3. Prestes a completar 100 anos, em 15 de dezembro, Oscar Niemeyer figura como estrela da programação. Estão na Bienal os desenhos feitos em 1950 para o complexo do Parque do Ibirapuera. O conjunto inclui o auditório, inaugurado só em 2005.

4. A homenagem a Niemeyer estende-se para a marquise, um desejo do próprio arquiteto. Lá, fotos e maquetes pontuam as principais fases da trajetória consagrada, de Pampulha, em Belo Horizonte, a Brasília.

5. Paulo Mendes da Rocha, prêmio Pritzker em 2006, o título máximo da arquitetura mundial, apresenta suas propostas para os rios Tietê e Pinheiros: píeres para transporte fluvial e raias para esportes aquáticos.

6. Intitulada Post-it Cities uma exposição exibe soluções curiosas adotadas por leigos para driblar falhas estruturais das capitais. As lajes, comuns nas casas da periferia, aparecem como forma de suprir a falta de espaços de lazer.

7. Casas Brasileiras do Século XX concentra-se nos endereços cariocas idealizados entre as décadas de 30 e 40. As maquetes reproduzem residências particulares tidas como exemplo de boa integração entre o espaço público e o privado.

8. Na sexta (16), das 20 às 22 horas, representantes do Sesc e do Centro Georges Pompidou, um dos lugares mais freqüentados pelos parisienses, debatem sobre o papel dos pólos culturais nas metrópoles.

9. O Pavilhão da Bienal em si merece atenção. Projetado por Niemeyer, o prédio de concreto, aço e vidro, com suas rampas e janelões, adapta-se ao Parque do Ibirapuera e elucida o tema do evento deste ano.

10. Sob a marquise fica o MAM. Seu jardim de esculturas contém obras de Amilcar de Castro, Franz Weissmann e Carlos Fajardo. Na lojinha dentro do museu dá para encontrar peças de design a preços bem razoáveis.

OSCAR NIEMEYER ARQUITETO BRASILEIRO CIDADÃO. Marquise do Ibirapuera. Parque do Ibirapuera, portão 3 ou 10. Informações, 3259-6866. De segunda a domingo, das 5h à 0h. Grátis. Até 2 de dezembro. A partir de sábado (10).

BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA. Pavilhão da Bienal. Parque do Ibirapuera, portão 3. Informações, 3259-6866. De terça a quinta, das 12h às 22h; e de sexta a domingo, das 10h às 22h. R$ 12,00. Grátis para menores de 6 anos. Até 16 de dezembro. A partir de domingo (11). "

Nenhum comentário: